segunda-feira, 29 de março de 2010

Memorial...



Lembrar dos momentos de leitura que tive quando criança me deixa um pouco frustrada...
Foram poucos os momentos em que visitei a biblioteca da minha escola ou então, que alguma professora contasse ou lesse alguma história, ou seja, a lembrança do meu contato com livros na Educação Infantil e durante o Ensino Fundamental quase não existiu.
Em casa, como meu pai viajava e minha mãe era dona de casa, eles não tinham o costume de ler livros, apenas jornais locais e isso, era muito raramente...
Foi mesmo no Ensino Médio que passei a ter um contato maior com livros e com outros meios de comunicação. Por incrível que pareça, foi uma professora de Português que me obrigou a ler, tínhamos que ler, no mínimo, três livros por trimestre, tanto em Português, quanto em Literatura.
O mais interessante, era que podíamos ler apenas autores gaúchos. Que forma mais trágica de ter os primeiros contatos com a Leitura...Mas foi bem o contrário... me apaixonei pelos livros, conheci melhor os gibis e, principalmente, fiquei louca por livros de romance, como Júlia, Sabrina e Bianca... devorava esse tipo de leitura; foi tão interessante, que até minha mãe queria saber o que tanto eu lia...
Com o tempo, aquele tipo de leitura começou a me cansar...e parti para uma leitura mais significativa. Com a ajuda da minha professora, comecei a ler muito os autores gaúchos e ficava muito surpresa quando lia sobre as minhas cidades vizinhas,..
Com isso, foi inevitável não seguir a formação...nem pensei duas vezes em fazer faculdade de Letras.
Lá, recebíamos listas de livros que deveriam ser lidos por semana, para que a professora explanasse sobre eles na aula. Eu adorava as sugestões, mesmo trabalhando durante 55 horas por semana, conseguia ler todos eles.
Claro que nessa época, já estava dando aula e fazendo com que meus alunos também se apaixonassem pela leitura, pois não queria que eles passassem pelo que eu passei.
Sei que minha história é meio estranha, mas foi assim que, em minha casa, os livros começaram a aparecer, os jornais tiveram mais importância e que vi minha família envolver-se com a leitura.
Sei que por mais que minhas aulas sejam diversificadas, o que marca mesmo, são minhas aulas de leitura e nossas atividades dinâmicas sobre os livros.

Joseane Rosa Rockenbach
São Sebastião do Caí- RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário