No nosso terceiro encontro senti as gurias bem mais soltas e a par do que relamente é o gestar. Fiquei muito alegre em saber que elas estão adorando os TPs e que descobriram um grande aliado para diversificar suas aulas. Começamos nosso encontro lendo e discutindo o texto "A prova Brasil em detalhes" que saiu na Revista Nova Escola de maio, desse ano. Acredito que seja muito importante refletirmos, também, sobre os problemas que percebemos em nossa cidade. Entendemos o quanto é necessário que se faça um trabalho diferente com nossos alunos de forma que eles consigam entender melhor para que serve nossa língua. Depois escutei os relatos da aplicação da atividade de compra, venda, aluguel e roubo de uma casa. Os alunos adoraram elaborar uma estratégia diferente de produção textual.
Depois disso, lemos o TP3 p.55 e 56 e assistimos o "Tango". Também fizemos uma reprodução em rock, samba, axé, funk e setranejo (adaptamos ao grupo).
e depois de cada uma apresentar, pedi a elas que aplicassem em sua sala de aula. Elas acharam um pouco complicado, mas afirmaram que iriam tentar. Eu apliquei com uma turma de 6ª série, que adorou e principalmente, gostou de refletir sobre o texto, já que na primeira leitura não entenderam nada. O mais interessante foi o que respondeu um aluno (quem em aula demonstra ser bem "desligado") quando perguntei o que significava estar "cinzenta" e ele respondeu: "Grávida, ela ficou grávida do cara do terno cinza". Ou seja, nossos alunos estão muito à frente do imaginamos...
Cada grupo escolheu faze conforme seu interesse pelo tipo de música que gostam. Na hora de apresentar, riram, acharam coisas erradas nos outros grupos, mas o mlhor de tudo: perguntaram se iremos ter mais aulas assim.
Finalizamos o terceiro encontro com uma sugestão de atividade sobre pontualção, "De quem será a fortuna do Tio Magnata? que se econtra no livro "Cem aulas, sem tédio", e marcamos o nosso próximo encontro para o dia 08/07 e pedi que lessem o Tp 4 e refletissem sobre as perguntas: "Somos todos letrados nesta sala? Vivemos em um país letrado? Qual tua ideia sobre letramento?
Até a próxima......
Muito bom! Essa é a verdadeira proposta do Gestar: sem modelos. Os seus alunos estão comprovando isso na recepção das atividades e seus cursistas na apreensão da atividade.
ResponderExcluirEstou feliz com o desempenho de vocês no RS.
Grande abraço
Aya